Busca

Pinçamento do Nervo Ciático

O nervo ciático é uma estrutura constituída da reunião de vários ramos nervosos provenientes da coluna vertebral lombar que, passando pela região glútea, vai se ramificando por todo o membro inferior (coxa, perna e pé). Através do nervo passa a condução de estímulos elétricos que comandam toda essa região. Qualquer motivo que cause alteração da passagem dos estímulos pelo trajeto desses ramos nervosos podem causar alterações de sensibilidade, principalmente a dor. Esse nervo leva o comando do cérebro até o membro inferior no que diz respeito à sensibilidade e movimento.

A dor ciática corresponde a manifestação de um processo inflamatório localizado na coluna vertebral, atingindo as raízes nervosas lombares cuja maior freqüência é devido à ruptura do disco lombar. Ainda pode ser ocasionada por uma compressão ao longo do tronco ciático.

A seguir algumas informações de postura importantes para que se possa evitar problemas na coluna:

a)Evite dormir de barriga para baixo (decúbito ventral). Durma de barriga para cima (decúbito dorsal). Use travesseiro que preencha a sua curvatura de pescoço. Caso tenha falta de ar ou pesadelos, pode dormir de lado (decúbito lateral), colocando um travesseiro entre a cabeça e os ombros e deixando os joelhos com alguma flexão;

b)O colchão deve ser firme, porém confortável, afim de manter o dorso tão plano quanto quando possível.

c)Ao acordar saia da cama colocando os pés para fora e sente-se lateralmente. Evite torções. Caso a pia seja baixa, sente-se ao escovar os dentes. Sente-se também ao lavar os dedos dos pés quando no banheiro;

e)Evite levantar objetos pesados. Quando tiver que faze-lo, agache-se, dobrando sempre os joelhos. A força deve ser feita sobre as pernas, apoiando os cotovelos sobre as coxas.

Chamamos a atenção para os exercícios físicos exagerados os quais realizados através de flexão do tronco e torção do mesmo podem ser prejudiciais. Estes devem ser realizados sentado ou deitado pois diminui o efeito da ação da gravidade.

Os esforços físicos através da musculação também trazem transtornos para a região lombar, quando da utilização de pesos em excesso – para idade, o sexo e o peso do atleta.

Muitas vezes algumas pessoas encaram os seus problemas de coluna como sinais claros de falência de seu vigor, força, potência e juventude, quando nada disto acontece, e sim uma má utilização de sua coluna.