Qual a diferença entre Prolapsio Discal e Hérnia de Disco?

Hérnia e Prolapsio Discal acontecem quando o núcleo do anel fibroso se desloca do centro, comprimindo estruturas nervosas que passam dentro do canal vertebral. Isto acontece quando o anel fibroso ao redor do núcleo está muito desgastado ou rompido, perdendo sua elasticidade. Hérnia de disco é o nome dado para este deslocamento de núcleo, que pode ser mais medial, atingindo a medula espinhal, ou mais lateral, atingindo um nervo espinhal. 


A medula espinhal pode ser mais ou menos comprimida de acordo com a direção do deslocamento, bem como as raízes nervosas ou a artéria vertebral. As lesões anatômicas do disco classificam-se em:

• Ruptura interna do disco: há fissuras radiais do anel fibroso, também chamada de protusão discal;

• Prolapso discal: quando a integridade do ligamento longitudinal posterior é preservada;

• Hérnia extrusa: acontece quando um pedaço da hérnia migra para cima, para baixo ou para o interior do forame, dentro do canal vertebral.

O Prolapsio Discal não é tão grave quanto a Hérnia de Disco, pois o núcleo se desloca e comprime o anel fibroso que está ao seu redor, mas não se rompe como nas hérnias. De qualquer forma, a dor pode ser tão intensa quanto da hérnia, devido ao deslocamento do disco, podendo comprimir as estruturas nervosas. No entanto, o prognóstico é melhor, pois o disco tem grande probabilidade de retornar ao seu lugar com a utilização de tratamentos como Quiropraxia e Seitai.

Agende sua consulta e livre-se já da sua dor:
21 3027-0736 / 21 99713-5863