O SEGREDO DA JUVENTUDE: A FLEXIBILIDADE!

Os músculos têm duas funções: contrair e dilatar. A maioria dos movimentos nas nossas atividades diárias é de contrair os músculos. Estas contrações crônicas encolhem os músculos e obrigam os ossos a aproximarem--se no ponto articular, o que acaba por criar inflamação nos tendões e nas articulações, provocando dores e doenças degenerativas. A função do alongamento é dilatar as fibras musculares para voltarem a uma posição neutra e saudável.

A importância dos alongamentos:


1. Flexibilidade é sinônimo de juventude! Na infância, somos todos flexíveis. Se quiser sentir-se jovem, alongue todos os dias, duas vezes, durante um período de 10 minutos.


2. O trabalho e o esporte criam contraturas constantemente. Para evitar doenças degenerativas, acidentes ou traumas, prepare os seus músculos para a atividade física. Aproveite as pausas para alongar os músculos que mais utiliza durante o dia, assim permitirá uma maior resistência aos esforços evitando inflamações nos tendões.

3. Todas as pessoas com artroses e osteoporose têm falta de movimento articular e flexibilidade. Para evitar o desenvolvimento da doença, deve iniciar um programa de alongamentos leve onde poderá gradualmente ver o progresso e sentir-se aliviado(a) das dores.


4. Uma das causas mais comuns das cirurgias do quadril, joelhos, hérnias discais, tendinites e bursites é a contratura muscular por falta de alongamentos.
Caso não sinta alívio das dores ao alongar, consulte um quiropraxista pois poderá existir um componente articular que terá de corrigir antes de poder passar ao alongamento em casa.