Manguito Rotator

O Manguito Rotador é o nome dado a confluência de 4 tendões musculares que se inserem no úmero: o subescapular, o supra-espinhal, o infra-espinhal e o redondo menor. Estes músculos, quando inflamados, são extremamente doloridos.

É um grupo de quatro músculos e seus tendões, que protegem a parte da cabeça do úmero, como um bracelete. Também conhecido como o rotor manguito, o que ajuda a equilibrar a rotação do braço e do ombro para as atividades do movimento. Os músculos se originam na escápula e se estendem até o úmero, onde se juntam como um bracelete.

As principais funções do manguito rotador são estabilizar o úmero no ombro e garantir o movimento correto do braço, tanto adução e rotação.

As lesões nessa área são causadas por diversos fatores, entre eles:
- Movimentos repetitivos de elevação do braço, acima do nível do ombro, podendo ocorrer no trabalho, em atividades diárias ou em esportes de arremesso, como tênis, basquete, vôlei e natação;
- Alterações posturais, como desvios na coluna e encurtamentos musculares;
- Causas degenerativas, como envelhecimento e diminuição da circulação nos tendões;
- Traumáticos, como nas quedas, podendo estar associados a fraturas ou luxações do ombro.

Principais sintomas:
- Dor no ombro que pode irradiar para o braço e pescoço;
- Piora da dor à noite;
- Algumas pessoas terão diminuição da força para movimentar o braço, podendo limitar a realização de atividades de vida diária, como tomar banho, pentear cabelos, coçar as costas ou vestir uma roupa.