COMO FUNCIONA A POSTURA?

 

A postura bípede está controlada pelo sistema nervoso central,que agrupa articulações, ligamentos, tendões e músculos especializados, assegurando uma oscilação corporal e um gasto energético mínimo. O desequilíbrio postural gera contrações musculares compensatórias que alteram a biomecânica corporal e produzem degenerações precoces e lesões de sobrecarga, especialmente na população de deportes.

A boa postura é importante porque mantém um equilíbrio entre as partes do corpo. Identifica-se a boa postura ao determinar o alinhamento entre as partes do corpo. A postura perfeita, estando de pé, pode ser determinada traçando-se uma linha que passa pelo tornozelo e o lóbulo da orelha - numa boa postura a linha é reta. A linha deve ser o mais próximo da reta entre as orelhas, os ombros, os quadris, os joelhos, e o tornozelo.

Se você quer melhorar sua postura, uma das primeiras coisas que você deve fazer é analisar a sua postura atual. Observe-se durante todo o dia, tomando nota das regiões do corpo em que há tensões musculares, a sua simetria ou assimetria, ou a sua percepção de problemas posturais. Desta forma, identificando onde reside o problema, você pode fazer algumas coisas para melhorar.

As consequências da má postura não surgem da noite para o dia. Normalmente, já na infância ou juventude o indivíduo apresenta hábitos posturais incorretos, gerando alterações na postura que predispõem a problemas graves na vida adulta. Daí a necessidade da supervisão dos pais para evitar, ao máximo, que as crianças utilizem posturais prejudiciais no dia a dia.

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas dos vícios nocivos do cotidiano. Os desvios posturais tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, Disfunção Temporomandibular, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais, ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.

Os exames posturais frequentes poderiam detectar alterações e ajudar na previsão de suas consequências.

.....................................

"Em Icaraí - Niterói", Tratamento especializado de origem Americana e Japonesa. Específico para Coluna Vertebral, ossos e Articulações.

A melhor opção de tratamento da Coluna Vertebral e Articulações... em Niterói. Técnicas avançadas que vai direto a causa. Você ganha um corpo "Sem Dor".

Tenha mais informações sobre nosso trabalho, no site:www.dornacolunarj.com.br

Visite-nos ou Ligue: (21) 3027-0736 / (21) 99713-5863 Whatsapp

Facebook : https://www.facebook.com/dornacolunarjquiropraxiaeseitai/posts/

GANHE UM CORPO SEM DOR!